quinta-feira, 15 de março de 2012

O Índice de Desempenho Ambiental - IDA de Campinas

No ano de 2006, o vereador Dr. Dário Saadi, aprovou e foi sancionada a lei do IDA (Índice de Desempenho Ambiental), de nº 12.585/2006.

A lei do IDA, teve origem em um trabalho conjunto entre o Professor da Puc-Campinas , Ernesto Dimas Paulella , que elaborou a modelagem matemática de mensuração dos indicadores síntese para o desempenho ambiental, e o vereador Dr. Dário Saadi, idealizador o projeto legislativo que integrou a documentação técnica.

A primeira mensuração dos indicadores de desempenho ambiental, em 2007, mostrou claramente o posicionamento dos dezenove municípios da Região Metropolitana de Campinas, sendo município de Jaguariúna o primeiro colocado e o município de Pedreira o último colocado.

Em 2009, a Revista Saúde e Sociedade, da USP São Paulo, uma publicação “QUALIS“, publica importante artigo científico dos pesquisadores José Henrique Souza( pesquisador da UFABC) , Ernesto Dimas Paulella (Coordenador Pós Graduação em Gestão Pública – Puc- Campinas) , Takeshy Tachizawa ( Pesquisador da FACCAMP ) e Hamilton Pozo ( Pesquisador da FACCAMP ) , que relata toda a metodologia e importância desses indicadores, no processo de governança pública no Brasil.(veja arquivo).

Em 2010 , nova mensuração é realizada e mostra o IDA da RMC com algumas modificações , que certamente é produto de movimentação das gestões municipais , orientados pelo IDA de 2007.Nesse levantamento de 2010 , o município de Valinhos assume a liderança em primeiro lugar no Hanking dos municípios e os municípios de Monte Mor e Paulínia, os últimos lugares.

Nota-se ainda, que todos os municípios da RMC, tiveram modificações nas suas notas e consequentemente reposicionaram os seus Índices de Desempenhos Ambientais, em função de providencias ambientais tomadas.

Em 10/02/2012, a aluna de doutorado do INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Karine Bezerra, pediu ao prof. José Henrique Souza, da UFABC, informações detalhadas da metodologia do IDA, para incorpora-lo nos seus estudos de pós graduação, que estuda a avaliação de políticas públicas ambientais para o estado do Ceará.

Esse interesse científico no IDA desenvolvido em Campinas, com participação efetiva do vereador Dário Saadi na sua concretização legal, demonstra claramente o interesse do vereador no desenvolvimento de instrumentos de políticas públicas que visam auxiliar a governabilidade e transparência do serviço público, em prol da comunidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário