sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Matéria Correio Popular 13/01/2012

EMPREENDIMENTOS ||| IMPASSE
TAC para liberar obras no Ouro Verde é enviado para construtora

Acordo prevê investimentos para regularizar condomínio, que contará com 322 unidades no Pq. Universitário.

A Prefeitura de Campinas encaminhou ontem à empresa Goldfarb Construções, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) onde estão previstas as demandas e investimentos para desembargo das obras do empreendimento Gold Los Angeles, no Parque Universitário, região do Ouro Verde, em Campinas. As condições não foram informadas ontem.

O condomínio possui 322 unidades e foi embargado em agosto do ano passado por ter sido aprovado com irregularidades pela Prefeitura, ainda no mandato do prefeito cassado Hélio de Oliveira Santos (PDT). As unidades começaram ser construídas sem infraestrutura viária suficiente para atender o fluxo de trânsito, que irá aumentar com o edifício, e de drenagem, para evitar riscos de enchentes.

Segundo o secretário de Urbanismo, Luis Yabiku, a expectativa é que o acordo seja firmado até o final da semana que vem. Ainda sim, faltará a definição do TAC do condomínio Spazio Ouro Verde, na mesma região, que não foi finalizado e as obras continuam paradas.

Na noite de ontem, uma audiência foi realizada na Câmara de Campinas para que os mutuários dos empreendimentos embargados tirassem dúvidas. A reunião contou com a presença de Yabiku, da  diretora do Procon, Viviane Belmont, da secretária de Meio Ambiente, Valéria Birolli, e do presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, o vereador Dario Saadi (PMDB), além de técnicos da Prefeitura. “Foi muito importante essa reunião até para a gente pressionar que a coisa se resolva. Tinha muita gente aqui, que tinha dúvidas sobre o que estava acontecendo”, disse Saadi.

                         
As principais indefinições dos mutuários são quanto aos prejuízos que enfrentam devido ao atraso na entrega dos imóveis. Eles reivindicam o congelamento do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), cujo valor tem aumentado com o passar do tempo, e a manutenção dos subsídios do programa Minha Casa, Minha Vida. Ocorre que grande parte dos compradores teve alteração na renda familiar e, com isso, perderam direito ao subsídio de até R$ 23 mil oferecido pelo Caixa e prometido pela construtora.

Para a compradora de um dos empreendimentos, Franciele Moreno, de 19 anos, a reunião foi boa para esclarecer as dúvidas, mas ela segue apreensiva. “Preciso que essa situação se resolva o quanto antes.”  

“Estou com o meu casamento marcado, e preciso que essa situação se resolva o quanto
antes.”  FRANCIELE MORENO - Compradora de imóvel embargado

Jambeiro
As definições dos imóveis da Goldfarb no Parque Jambeiro ainda seguem lentas e uma solução deve ficar somente para o mês que vem. As negociações do TAC serão retomadas quando o promotor Valcir Kobori retornar de férias, o que deve acontecer somente no início de fevereiro. As obras estão paralisadas desde julho do ano passado em decorrência de irregularidades nas aprovações dos projetos. Na mesma situação,
as obras da MRV Engenharia foram liberadas, há duas semanas, depois que Prefeitura, empresa e MP entraram num acordo. (Bruna Mozer/AAN)


A Reunião  

Veja algumas imagens da reunião da Comissão de Economia e Defesa dos Direitos do Consumidor da Câmara Municipal de Campinas, realizada ontem,  12/01/2012, no Plenarinho da Câmara Municipal, para discutir a situação do embargo do empreendimento Gold Los Angeles – Residencial Alegria e o atraso no inicio das obras do empreendimento Spazio Ouro Verde, ambos da construtora Goldfarb no bairro Parque Universitário, na região do Ouro Verde. 
 



Fotos: Assessoria de  Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário