Vereador Dário Saadi, autor do projeto
APTC pode assumir reforma de teatro em Campinas
Câmara aprovou em primeira discussão o projeto de lei que permite a Prefeitura a celebrar convênio com a Associação dos Produtores de Teatro de Campinas (APTC). O objetivo é que a entidade assuma a reforma e por isso terá direito, como contrapartida, a 50% da programação do Teatro Carlos Maia “Carlito Maia”, localizado no Bosque dos Jequitibás.
O projeto de lei é de autoria do vereador Dário Saadi (DEM). A APTC ficará responsável pelo projeto, captação de recursos e reforma. “No entanto, todo esse processo, conforme define a lei, será submetido a avaliação e aprovação dos técnicos da Prefeitura”, disse Dário.
Ainda segundo o vereador, mesmo tendo o direito de estar a frente da metade da programação do Teatro Carlito Maia, esta também terá que ser feita em comum acordo com a Secretaria de Cultura. Segundo Dário, o Teatro Carlos Maia é um importante equipamento cultural da cidade e está sem reformas na sua parte hidráulica e elétrica, além das dependências há muitos anos.
O vereador Artur Orsi (PSDB) apoiou a iniciativa e criticou a Cultura em Campinas. “A iniciativa da Associação é interessante e vem em um momento em que essa área está em crise na cidade. Então acho interessante que a APTC teve a coragem de propor uma solução”, falou Orsi.
Sebastião dos Santos (PMDB) reconheceu que há problemas no setor mas aposta na recuperação. “Se falarmos em ponto fraco do governo Hélio a Cultura é um. Mas trata-se de um problema antigo, que vem de outras Administrações. Mas até o final deste mandato isso será resolvido”, disse Santos.
A APTC é formada por 14 companhias de teatros da cidade e conta com 150 integrantes. Ela é a responsável pela campanha de popularização do teatro, feita na cidade há 25 anos e que é reconhecida por atrair um grande público.
Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas
Fotos: A.C. Oliveira/CMC

Nenhum comentário:
Postar um comentário