quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Semana de Doação de Órgãos é lançada

Helder Zambelli (esq) e Dário Saadi (dir)

Foi lançada na manhã desta quarta-feira (17/09), na Câmara Municipal de Campinas, a programação da Semana Nacional de Doação de Órgãos. O evento, que acontece entre os dias 21 a 27 de setembro, tem entre seus organizadores o vereador Dário Saadi (DEM).

A cidade está na luta para aumentar o número de doadores de órgãos. Para isso preparou uma extensa programação de orientação, conscientização e adesão. "A doação de órgãos é um assunto delicado. Muitas famílias não tem consciência da importância deste ato e por isso dificilmente as doações ocorrem. Essa campanha é uma articulação do poder público junto com a sociedade para sensibilizar as famílias”, disse Dário Saadi.

A Semana vai mobilizar nada menos que 11 órgãos, entre eles, o Exército Brasileiro, Hemocentro da Unicamp, Unimed, Câmara e Prefeitura. O evento será realizado na cidade em meio a uma boa notícia. A taxa de doadores efetivos cresceu 70% no estado de São Paulo. No Brasil, o aumento foi de 20% no primeiro semestre de 2009. A comparação é com o mesmo período do ano passado.

“Melhorou bastante a doação de órgãos, mas ainda estamos aquém das necessidades porque a lista de espera aumenta cada vez mais”, disse o médico Helder Zambeli, do Centro de Capitação de Órgãos da Unicamp. Segundo o especialista, o tempo de espera depende do órgão.

“Um renal crônico, por exemplo, tem uma espera de três a quatro anos. Diferentemente de um cardíaco que a lista é menor mas vão a óbito mais cedo. No Estado temos cerca de 10 mil pacientes esperando por um rim, 2.500 pessoas em busca do fígado e 100 pacientes na expectativa de receber o coração”, explica Zambeli.

No Brasil são cerca de 70 mil pessoas na fila de espera. O Brasil é hoje o segundo país do mundo em número de transplantes realizados por ano, sendo mais de 90% das cirurgias são realizadas pelo sistema público de Saúde. Hoje mais de 80% dos transplantes são realizados com sucesso.

Texto: Assesoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas
Fotos: A.C.Oliveira/CMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário