
Vereador Dário Saadi
Projeto do vereador Dário Saadi (DEM) pretende acabar com o roubo de fios de cobre e alumínio em Campinas.
A proposta que foi aprovada nesta quarta-feira (09/09) determina que seja proibida a comercialização desse tipo de material, sem a identificação de origem. Segundo o vereador, o furto de cobre e alumínio é muito frequente na cidade, fato que acaba deixando muitas vezes os bairros sem os serviços de telefonia e energia elétrica.
“O objetivo do projeto é com essa proibição diminuir o número de roubos a fio telefônicos no Município. E apesar de ser um caso de Polícia que deve ser tratado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, o Município pode ajudar, na medida que ele proíbe esse comércio e fiscaliza qualquer tipo de estabelecimento que possa estar vendendo o material”, defendeu.
De acordo com o projeto, os estabelecimentos ou qualquer pessoa que pratique a venda de cobre, alumínio e assemelhados deverá comprovar a sua procedência. Aquele que não comprovar a origem do material, estará sujeito à multa de mil Unidades Fiscais de Campinas (UFIC's) – R$2.000,00. E no caso dos comércios, poderão perder o alvará de funcionamento se houver reincidência.
A proposta também determina que o Município, através do órgão competente, deverá comunicar à delegacia especializada ou distrito policial da área onde está localizado o estabelecimento, sobre a autuação. Informações extra-oficiais, divulgaram que em 2007 na região foram registrados o roubo de 13 mil metros de fios.
E segundo a CPFL Energia, as cidades que mais sofrem com esse crime são Campinas, Capivari, Saltinho, Piracicaba, São Pedro, Sumaré e Valinhos.
O projeto segue para sanção do Prefeito, que deve acontecer em 15 dias.
Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas
Foto: A.C. Oliveira/CMC
Foto: A.C. Oliveira/CMC
Nenhum comentário:
Postar um comentário