
Frente fará diagnóstico da saúde na RMC
Vereadores decidiram elaborar um projeto conjunto – a ser apresentado simultaneamente nas 19 cidades – pelo qual, cada município deverá fazer um levantamento detalhado da rede instalada.
Parlamento da Saúde== Lançada nesta quinta-feira (27/08) na Câmara Municipal de Campinas, o Parlamento da Saúde que promete realizar o mais completo diagnóstico do setor na Região Metropolitana de Campinas (RMC).
== Os vereadores decidiram elaborar um projeto conjunto – a ser apresentado simultaneamente nas 19 cidades num prazo de 15 dias – pelo qual, cada município deverá fazer um levantamento detalhado da rede de saúde instalada.
== A RMC tem uma população de aproximadamente 2,5 milhões de habitantes.Os vereadores vão querer saber o número de unidades de saúde de cada cidade; o quadro de funcionários de cada uma delas e o tempo de espera para consulta com especialistas, por exemplo.
== Vão identificar ainda, quanto o paciente terá de esperar para ser submetido a exames de alta complexidade; quanto tempo é gasto no processo e realização de cirurgias eletivas ou na espera nos Pronto-Socorros.
== O diagnóstico vai querer saber também se a cidade possui ou não programas como o de saúde da família.
== O levantamento deverá ser feito pelas secretarias municipais.
== “Não estamos iludidos de que será fácil.
==Seremos questionados pelos secretários de saúde, mas o trabalho precisa ser feito. Se as secretarias se recusarem, os próprios membros da Frente deverão fazer isso”, afirmou o vereador de Campinas, Dário Saadi (DEM), idealizador do movimento.
== Dário disse que a Frente pretende ainda analisar os convênios – estaduais e federais – além de estudar os contratos com empresas privadas e organizações sociais.
== “Unidos não seremos mais fortes, mas certamente teremos mais peso”, disse o presidente da Câmara de Hortolândia, George Burlandi.
== “O intuito não é atirar pedra em ninguem, mas conseguir uma fotografia da situação dos municípios, para ver onde estão as maiores carências”, acrescentou.
== As conquistas dos municípios são pequenas perto do que precisamos. Por isso, é fundamental que estejamos juntos”, disse o vereador de Valinhos, Clayton Machado.
== O vereador de Sumaré, Décio Marmirolli disse que uma das principais bandeiras da Frente será a construção de uma hospital de alta complexidade na cidade.
== Do encontro na Câmara a Frente elaborou uma carta de intenções que será encaminhada para as prefeituras., secretarias de Saúde, Assembléia Legislativa, Câmara dos Deputados e para o Ministério da Saúde.
Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal Foto: A.C. Oliveira/CMC